Quem sou eu

Minha foto
Filho de italianos, desde criança já demonstrava interesse por culinária, graças ao pai que também se interessava por gastronomia. Ao longo de sua carreira, entrevistou grandes chefs da cozinha internacional. Visitou restaurantes na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil. Fez diversos cursos no Senac entre eles "Cardápio francês" Atualmente apresenta receitas sofisticadas no programa MULHER.COM, com a apresentadora Rita Maria, pela Século 21 rede nacional de televisão. E convidado semanalmente para se apresentar TV GAZETA no programa MULHERES da Cátia Fonseca e na REDE TV no programa BOM DIA MULHER com a Olga Bongiovanni.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009


Finger Foods

Esqueça os talheres...

Esqueça os talheres, relaxe e divirta-se com a comida

Já te apresentaram pras finger foods? Bom, finger foods, são comidinhas que além de gostosas, são muito bonitas e pequenas, tudo que você consiga comer sem usar talheres, só a ponta dos dedos. Mas não imagine que por causa disso as regras de etiqueta serão abolidadas... não não! As finger foods surgiram graças à atriz Joan Collins, que não querendo borrar o batom pediu que fizessem pequenos petiscos para saborear sem perder a classe!

A moda do momento é relaxar, beber entre amigos e comer belisquetes! Os espanhóis chamam isso de tapear. Comer tapas. As tapas surgiram da necessidade de proteger o vinho do vento que trazia poeira para os bares. Começou com um pedacinho de papel que cobria o copo de vinho, depois surgiu à idéia de colocar um pedacinho de pão em cima do tapa... assim surgiram as tapas! Hoje existem tapas para todos os gostos. Do sabor marcante do presunto cru espanhol ao delicado melão, as combinações são diversas!

Daí você se pergunta – Mas eu vou à festa e só vai ter isso para comer?

Sim!! Exatamente, a idéia aqui não é comer como em um buffet, e sim conhecer novos sabores, novas formas e novos aromas. Imagine que aquela sua torta de limão favorita da confeitaria da esquina pode virar uma tortinha de limão, ou o famoso polvo à galega que você comeu naquele restaurante espanhol, virou um pincho de batatinhas e polvo, com páprica e cebolinha. Depende da criatividade do cozinheiro e da exigência do cliente. Se for um boteco com chopp gelado, os aperitivos são uma boa pedida e se for um bar com vinhos, as tapas mais refinadas aparecem no cardápio.

Como você viu, a idéia é beliscar e beber entre amigos! Comidinhas boas e muitos sorrisos.

Alguns eventos servem muitas opções de finger foods, os risotos, massas, caldinhos são servidos em cumbucas ou potinhos com pequenos talheres. Assim todos provam um pouco de cada sem precisar sentar-se a mesa e o que era um evento formal fica super casual.

Mas e eu posso fazer em casa? Claro! Crie os seus belisquetes, invente, seja curioso e não tenha medo de experimentar. Muitas vezes as pessoas deixam de fazer uma receita por ter medo de não dar certo. Mas saiba que os cozinheiros erram muito até chegar àquele prato que você adora. Pra fazer em casa temos duas sugestões:

- Figos e presunto cru
- Fatias de maçã verde, cubos de ricota e folhinhas de endro.

Sofisticado! Mas fácil de fazer. O figo é cortado em gomos e depois é só enrolar uma fatia de presunto cru em volta. Faça vários e sirva com um bom vinho ou espumante.

A maçã verde é cortada em fatias, coloque um cubo de 1 cm de ricota em cima e decore com as folinhas de endro. Todos os ingredientes são fáceis de encontrar em bons supermercados.

Então da próxima vez que você estiver em uma festa, divirta-se com as finger foods. Você pode ser surpreendido com uma receita que sempre gostou, mas nunca imaginou que poderia ser apresentada de outra forma!

Convide seus amigos e vá conhecer os bares e cafés de sua cidade. As tapas são modas em todas as capitais, e opções não faltam.

Bom apetite!
Nossa dica é visitar o site www.fingerfood.com.br, veja todas as comidinhas e conheça o serviço que eles oferecem!

Nenhum comentário: