Quem sou eu

Minha foto
Filho de italianos, desde criança já demonstrava interesse por culinária, graças ao pai que também se interessava por gastronomia. Ao longo de sua carreira, entrevistou grandes chefs da cozinha internacional. Visitou restaurantes na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil. Fez diversos cursos no Senac entre eles "Cardápio francês" Atualmente apresenta receitas sofisticadas no programa MULHER.COM, com a apresentadora Rita Maria, pela Século 21 rede nacional de televisão. E convidado semanalmente para se apresentar TV GAZETA no programa MULHERES da Cátia Fonseca e na REDE TV no programa BOM DIA MULHER com a Olga Bongiovanni.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Devore essa delícia



É a Tentation au Chocolate, uma exclusividade francesa assinada pela chocolatier baiana Sara Accioly. Resista se puder...

Pode parecer lugar-comum, mas não dá para negar a sintonia que há entre Paris e o mundo do chocolate. E foi justamente esse cenário, especialmente inspirador, que mudou os rumos de Sara Accioly, hoje chocolateira de mão cheia. “O primeiro lugar que visitei em Paris não foi o Louvre, nem a Torre Eiffel ou o Rio Sena. Fui a uma famosa pâtisserie, que morava em meus sonhos”. Logo depois, fisgada por um aroma de favas de cacau, chegou até uma chocolateria centenária. “A vitrine era tão ‘enlouquecedora’, que virou um passeio diário e sagrado durante os três meses que vivi na França”.De volta ao Brasil e mais do que encantada, Sara mergulhou no mundo do chocolate. Faz questão de dizer que é autodidata, leitora feroz de livros especializados e tem no testa-erra-aprende, a sua melhor escola. Especialmente para Prazeres da Mesa, criou uma sobremesa que leva, claro, chocolate: o Tentation au Chocolat, um tronco recheado com ganache de bergamota e creme inglês.Tentation au Chocolat4 porçõesTronco de chocolate100 g de chocolate meio amargo 50% de cacau1 folha de transfer (*) de 20X12,5 cmGanache de bergamota250 g de chocolate meio amargo 50% de cacau250 g de creme de leite fresco10 g de chá de bergamotaCreme inglês de chocolate150 g de chocolate60 g de açúcar250 ml de leite3 gemasDecoraçãoFolhas de amor perfeitoTronco de chocolate1 Derreta o chocolate no microondas ou em banho-maria. 2 Despeje 3/4 do chocolate sobre uma superfície fria, como mármore ou granito; reserve o chocolate restante. 3 Espalhe-o fazendo movimentos para frente e para trás até atingir a temperatura de 31º a 32° (meça a temperatura com um termômetro para uso culinário). 4 Misture com 1/4 do chocolate restante. 5 Com a ajuda de um pincel, forme uma camada de chocolate sobre o transfer e leve à geladeira por 15 segundos. 6 Retire e enrole em volta de um cilindro, volte à geladeira até endurecer; retire do molde.Ganache de bergamota1 Aqueça o creme de leite com o chá de bergamota e deixe em infusão por 1 hora. 2 Aqueça-o, coe e despeje sobre o chocolate meio amargo, mexa delicadamente até incorporar; reserve na geladeira.Creme inglês de chocolate1 Bata as gemas com o açúcar, ferva o creme de leite e despeje sobre a mistura de gemas; leve ao fogo até engrossar. 2 Despeje sobre o chocolate e emulsione delicadamente; reserve na geladeira.Finalização1 Encha o tronco com a ganache de bergamota. 2 Faça um desenho no prato com o creme inglês e decore com folhas de amor-perfeito.(*) Transfer é um folha plástica com desenhos feitos com manteiga de cacau e corante comestível e é vendida em lojas especializadas em produtos para confeitaria.

Nenhum comentário: